Sutileza, humor inteligente, duplo sentido são os ganchos certos para o sucesso. Impossível não rir diante da graça bem feita. Impossível não gostar da surpresa do duplo sentido. Impossível não ser seduzido pela inteligência vestida do sutil. Enfim, impossível ficar apático quando a publicidade brinca com você. Assim está sendo com o ótimo comercial da Adonis, o tal do tira-bota feito por Marília Pêra, além de melhor atriz do mundo em 81, a única talvez com todas as possibilidades de encarar tal mensagem.
Sim, porque para conseguir a malícia correta, o limite certo sem extrapolar para o vulgar, a baixaria ou o grotesco era preciso alguém-com experiência e cancha no assunto............É justamente pela escolha de alguém como Marília Pêra que você gosta do tira-bota da Adonis. Taí um comercial onde qualquer descuido seria fatal. levaria a mensagem para o campo do mau gosto e aí o desastre ficaria total.
Porque no começo, logo que você viu o comercial pela primeira vez, logo que você viu a atriz tirando... tirando... tirando o paletó, a camisa, a calça... até a calça meu Deus (você pensou! ) ... daquele sujeito invisível, você partiu imediatamente para fechar seus conceitos sobre os novos tempos. E disse para você mesmo: «Á falta de vergonha tomou conta de tudo! Não é que já não se fazem comerciais como antigamente?» Mas não parou aí. Porque a Marília foi adiante. Deixou o suposto cavalheiro ao lado dela inteiramente nu e, como se só isso não bastasse, ela se abaixou devagarzinho e disse, muito irônica: «Agora... a bota».
Mas você, com sua malícia congênita, não ouviu direito. Ouviu assim: «Agora... bota! !!» Viu como o artigo feminino, singular, faz falta? Aí você acreditou definitivamente que nossa publicidade perdeu mesmo a vergonha... E errou... e viu também que o duplo sentido é sempre mais rico que a sua malícia!
.......Uma das maneiras mais ágeis de chamar a atenção do telespectador é o recurso da surpresa. É pegá-lo desprevenido com uma boa tirada. É fazê-lo rir inteligentemente. E nada melhor do que o duplo sentido para causar surpresa, impacto e bom humor.
No caso da Adonis, a intenção foi alcançada perfeitamente...... Um enorme parabéns à turma da Estrutural- agência criadora do comercial- e à própria Adonis, que bancou a idéia. E você, leitor, da próxima vez seja menos apressadinho antes de julgar a seriedade da nossa propaganda, viu?»
Lúcia leme
«O duplo sentido é sempre mais rico d0 que a sua malícia!»
Coluna Publicidade na TV Revista Amiga - 10 de janeiro de 1982